Por Eguinaldo Hélio de Souza
10 CARACTERÍSTICAS
Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum. (Ezequiel 22.30)
1. Ele tem intimidade com Deus
O SENHOR falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. (Êxodo 33.11)
2. Ele tem confiança
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus (Hebreus 10.19)
3. Ele tem persistência
Disse então o SENHOR a Josué: “Estende a lança que você tem na mão na direção de Ai, pois nas suas mãos entregarei a cidade”. Josué estendeu a lança na direção de Ai, (…) Pois Josué não recuou a lança até exterminar todos os habitantes de Ai. (Josué 8.18, 26)
4. Ele crê que a oração pode mudar as coisas
Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?” Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”. (João 11.40-42)
5. Ele se identifica com a pessoa ou circunstancia
Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados. (Hebreus 13.3)
6. Ele sabe que precisa da ajuda do Espírito Santo
Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. (Romanos 8.26, 27)
7. Ele sabe que a oração é apenas parte do processo
Disse então o SENHOR a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante”. (Êxodo 14.15)
8. Ele conhece seus limites e seu chamado
Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada (Romanos 12.3-6)
9. Ele sabe de sua importância
Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. (Êxodo 17.11)
10. Ele tem consciência do preço a ser pago
Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza. (Daniel 9.3)